NEW COUNTRIES IN THE WORLD
OS PAÍSES MAIS JOVENS DO MUNDO
Crise econômica, diferenças culturais, idiomáticas, anseio por expansão territorial e o maior de todos os motivos, a política, são fatores dos mais relevantes no momento de separação de uma nação e consequentemente à formação de uma nova. Esse cenário, por incrível que pareça é muito comum, para se ter uma ideia, no ano de 1900 o mundo contava com apenas 110 países, lugares como, Império Britânico, Dinastia Qing, Pérsia, Sião e Cochinchina, eram países, hoje a lista passa de 200 e está longe de acabar, em qualquer lugar do globo, sempre existiram conflitos ou ideais separatistas.
Abaixo, listado os novos países, ordenados por suas respectivas datas de criação.
Abaixo, listado os novos países, ordenados por suas respectivas datas de criação.
SUDÃO DO SUL - 9 de Julho de 2011
O novo país africano se declarou independente do Sudão em 2011, os dois países ainda não tem um acordo sobre a província de Abyei.
KOSOVO - 17 de fevereiro de 2008
O Kosovo declarou unilateralmente sua independência em 2008 e desde então foi já reconhecido por 85 Estados-membros da ONU e pela República da China. O Cosovo está formalmente sob administração da Missão de Administração Interina das Nações Unidas. A Sérvia continua a manter a sua reivindicação sobre o novo país. Outros Estados-membros da ONU e outros Estados continuam a reconhecer a soberania sérvia ou não tomaram qualquer posição. O Kosovo é membro do FMI e do Banco Mundial.
SÉRVIA/ MONTENEGRO - 8 de junho de 2006
![]() |
| Sérvia e Montenegro |
TIMOR LESTE - 20 de maio de 2002
Esse país falante do idioma português, foi separado da Indonésia após diversas manifestações, o país passou por diversos anos de massacre promovido pelos indonésios. Em 1999, a ONU criou uma força internacional para intervir no território afim de ajudá-los no processo de independência.
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO - 17 DE MAIO DE 1997
![]() |
| República D. Congo |
![]() |
| Zaire |
Zaire, entre 1971 e 1997, assim era chamada a atual República Democrática do Congo. Curiosamente o ditador que se chamava Joseph-Desiré Mobutu, se auto-batizou como, Mobutu Sese Seko Nkuku Ngbendu wa Za Banga, que em português significa, O Todo Poderoso Guerreiro que, Por Sua Força e Inabalável Vontade de Vencer, Vai de Conquista em Conquista, Deixando Fogo em Seu Rastro.
PALAU - 1° de outubro de 1994
Se tornou independente dos Estados Unidos, mas antes disso foram dominados pelos japoneses em 1914, depois de sua (Japão) derrota pela Segunda Guerra Mundial, passou a ser administrada pelos EUA, atualmente é considerado independente, porém existe um acordo que dá controle de 51% de suas terras aos Estados Unidos em caso de emergência nacional.
ERITREIA - 24 de maio de 1993
Após um referendo supervisionado pela ONU, na Eritreia, no qual a população da Eritreia votou pela independência da Etiópia, vencendo por uma grande maioria, fez com que a Eritreia declarasse oficialmente sua independência e ganhasse reconhecimento absoluto internacional em 24 de maio de 1993.
REPÚBLICA TCHECA/ ESLOVÁQUIA - 1° janeiro de 1993
No ano de 1993 a Checoslováquia se separou de forma pacífica, criando dois novos países, a República Tcheca e a Eslováquia.
BÓSNIA E HERZEGOVINA - 6 de abril de 1992
A Bósnia e Herzegovina se tornou independente no ano de 1992, logo após ser proclamada a independência, eclodiu uma guerra civil, resultando num genocídio que causou a morte de aproximadamente 200 mil pessoas. Essa guerra foi causada por uma combinação complexa de fatores políticos e religiosos: o fervor nacionalista, crises políticas, sociais e de segurança que se seguiu ao fim da Guerra Fria e a queda do comunismo na antiga Iugoslávia. Consequentemente, essa foi a guerra mais loga e sangrenta da Europa, depois da Segunda Guerra Mundial.
CROÁCIA - 15 de janeiro de 1992
Em um plebiscito realizado em 1991, o voto a favor da separação da Croácia conquistou a aprovação da maioria, porém a Sérvia invadiu o estado com seu exército, em favor da minoria sérvia, para garantir a paz, a ONU se viu obrigada a fazer uma intervenção militar, que garantiu a independência logo em 1992.
ESLOVÊNIA - 15 de janeiro de 1992
Decidiu se separar da Iugoslávia em 1990, em 1991 foi declarada independente pela União Européia, em 1992 se tornou oficialmente independente.
UCRÂNIA - 26 de dezembro de 1991
Em uma crise vivida pelo socialismo, a Ucrânia se separou da União Soviética em 1991, assim como todos os outros países integrantes. Em um boicote perdeu recentemente seu território da Crimeia para a Rússia (o território pertencia a Rússia, em 1954 passou a ser território ucraniano), a população da Crimeia em sua maioria era a favor da unificação com a Rússia.
ARMÊNIA, BIELORRÚSSIA, GEÓRGIA, CAZAQUISTÃO, QUIRGUISTÃO, MOLDÁVIA, RUSSIA, TADJIQUISTÃO, UZBEQUISTÃO - 25 de dezembro de 1991
TURCOMENISTÃO - 8 de dezembro de 1991
AZERBAIJÃO - 18 de outubro de 1991
MACEDÔNIA - 8 de setembro de 1991
Após um referendo, se separou da Iugoslávia, se tornando um país independente. A Grécia rejeitou a criação do país usando o nome Macedônia, já que contava com uma região do mesmo nome, além do nome fazer parte da cultura do país, foi adotado então, o nome provisório de "Antiga República Jugoslava da Macedônia", até ingressar nas Nações Unidas em 1993.
EXISTE, MAS NÃO EXISTE
Por incrível que pareça, existem países que não existem, o exemplo mais clássico é o da República Popular da China contra a República da China. Em 1949, o nacionalista Chiang Kaishek perdeu para o comunista Mao Tsé-tung a Guerra Civil Chinesa. Com isso, o governo chinês deposto se refugiou na ilha de Taiwan, enquanto Mao ganhou Pequim. Só que desde a fundação da ONU o assento chinês era do governo refugiado em Taiwan. Então, embora a ilha tivesse apenas uma fração da população chinesa, permaneceu como a verdadeira China até 1971, quando a ONU concedeu a cadeira ao governo de Pequim. Hoje Taiwan tem 23 milhões de habitantes, um PIB per capita igual ao da Alemanha e o 18º maior orçamento militar do mundo - mas continua não reconhecida, nem mesmo pelos parceiros comerciais. Oficialmente não é um país.
Algo ainda mais impressionante acontece na Somália. Desde 1991 o país não tem um governo capaz de controlar seu território, e grande parte do sul está nas mãos de uma milícia ligada à Al Qaeda. Enquanto isso, no noroeste do país fica a Somalilândia - um país com governo central operante e moeda própria. A Somália, que não consegue governar seu próprio território, tem um assento na ONU. A Somalilândia não.
![]() |
| Impérios coloniais, a partir de 1942. |
Clique Aqui, para descobrir quantos países existem no mundo. Fontes:
http://super.abril.com.br/cotidiano/afinal-pais-641013.shtml
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/5-novos-paises-que-podem-surgir-nos-proximos-meses
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/os-10-paises-mais-novos-do-mundo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_mudan%C3%A7as_no_mapa-m%C3%BAndi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_Estados_soberanos












.svg.png)


0 Comentários