WORLD FLAGS AND THEIR MEANINGS - EUROPE
Significado das cores e formas das bandeiras dos países

Alemanha As cores da bandeira adotada no século XIX, têm a sua origem nos uniformes usados pelos soldados do exército livre de Lutzen no século XVII.



Bélgica O preto, o amarelo e o vermelho foram inspirados nas cores das armas de Brabante. A bandeira foi içada pela primeira vez em 1830.

Bielo-Rússia O vermelho simboliza o passado glorioso do país; o verde, o futuro e a esperança. O desenho lateral representa a sua rica herança cultural.


Bulgária A cor branca da bandeira búlgara representa a paz, o verde simboliza o amor e a cor vermelha é uma referência à liberdade do país.

Croácia A actual bandeira, adoptada em 1991, inclui o escudo xadrez, que simboliza a união da Croácia Branca ( Oriental ) e da Croácia Vermelha (Dalmácia).
Dinamarca A lenda diz que a bandeira dinamarquesa caiu do céu em 1219, durante a batalha do rei Valdemar II contra os pagãos estónios, a quem derrotou.

Eslovénia Para diferenciar a bandeira eslovena da russa em encontros internacionais acrescentava-se-lhe o escudo que representa o Monte Triglav.

Espanha As cores vermelha e amarela da bandeira espanhola eras as que prevaleciam nas insígnias das coroas de Aragão, Castela e Navarra.



Geórgia A bandeira vermelha com duas listas horizontais – branca e preta – tornou-se oficial em 1991, quando a Geórgia proclamou a sua independência.

Grécia As nove faixas em azul e branco representam as nove sílabas do lema nacional “ Liberdade ou morte “. A cruz simboliza o triunfo do cristianismo.
Holanda A Prinsenvlag (bandeira do príncipe), em homenagem a Guilherme de Orange, surgiu no século XVI. Depois, o vermelho substituiu o laranja.
Hungria De acordo com a tradição, a bandeira actual foi adoptada durante a revolução de 1948. O vermelho simboliza força, o branco, fidelidade e o verde, esperança.
Irlanda O verde simboliza os católicos; o laranja representa os protestantes do Norte; o branco faz referência à esperança de paz entre ambos. Estas cores foram pela primeira vez usadas pelo Movimento da Juventude Irlandesa, Young Ireland movement em 1848. Veio a ser usada novamente em 1916 durante a “Easter Rising”. O verde simboliza a história Gaélica e a secção Anglo-normanda (católicos romanos) do país. O laranja relembra a secção protestante e apoiantes de William of Orange. O branco, simboliza e evoca a paz entre os dois: protestantes e católicos.
Islândia O branco e o azul são as cores tradicionais da Islândia. A cruz refere-se aos vínculos históricos com as nações escandinavas.


Letónia A bandeira da Letónia teve origem na Idade Média, embora as suas cores e proporções actuais tenham sido adoptadas em 1928.
Liechtenstein O azul representa o céu e o vermelho evoca o brilho das fogueiras ao anoitecer. A coroa simboliza a unidade entre o povo e a Casa dos Príncipes.
Luxemburgo As cores têm origem no escudo do país: um leão vermelho sobre um campo, com faixas nas cores branco e azul.





Noruega A clássica cruz escandinava em azul, branco e vermelho teve inspiração no século XIX, na bandeira francesa e simboliza a liberdade.

Portugal Na bandeira adoptada pela República, em 1910, predomina o vermelho, que “lembra o sangue e incita à vitória”. Quanto ao verde, acredita-se que é um símbolo de esperança.

Reino Unido Os emblemas da Union Flag ( Bandeira da União ) são as cruzes dos patronos da Inglaterra ( São Jorge ), da Escócia ( São André ) e da Irlanda ( São Patrício ).
República Checa Azul, vermelho e branco eram, no século XIX, as cores dos países eslavos. Foram adoptadas pela maioria dos movimentos pan-eslavistas.
Roménia O azul, o amarelo e o vermelho são cores de antigos brasões que remontam aos estandartes da Moldávia, Valáquia e Transilvânia.
Rússia Conhecida como bandeira imperial, foi criada em 1705 pelo czar Pedro, o Grande. Em 1991, voltou a ser oficial, após a desintegração da URSS.

São Marino O branco simboliza a neve no Monte Titano. O azul representa o céu. No centro está o brasão de armas, com a palavra “ Libertas “.
Sérvia Vermelho, branco e azul são as cores dos partidários da união dos povos eslavos. Em 1848 foram adoptadas como símbolo do pan-eslavismo.
Suécia A sua origem remonta a um escudo do século XV – uma cruz de ouro sobre um campo azul. Em 1569, João III ordenou o uso da cruz em todas as bandeiras.

Suiça A cruz branca sobre o fundo vermelho já era utilizada na época do Sacro Império Romano-Germânico e representa a liberdade e honra.
Ucrânia O azul e o amarelo da bandeira adoptada em 1992 evocam o céu, os rios, as montanhas e os campos dourados da Ucrânia.
Vaticano As chaves e a mitra são símbolos papais desde o século XIII. O amarelo foi introduzido pelo papa Pio VII durante a invasão napoleónica no século XIX.
Fontes: Todo o conteúdo aqui apresentado foi reproduzido pelo site João Leitão e confirmado lendo outras fontes, inclusive a citada abaixo (Páginas.fe).
0 Comentários